arquivo 2017/2018

 Biblioteca Escolar do  Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral 

 

 Boas Férias, na Companhia de um  Amigo Diferente

 

Concurso Nacional de Leitura

 

A Câmara Municipal Pombal, em parceria com a Rede de BE, a  Direção  Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro, no dia 10 de Junho, dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, iniciou a 12º edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), para o qual a nossa aluna Lúcia Tomé, do 2º ciclo fora apurada. Apesar de não ter sido escolhida entre as finalistas, embora merecesse esse lugar, fora entrevistada para a RTP, respondendo às questões feitas pela jornalista.

  A equipa da BE acredita que isto não foi o final,  mas apenas o começo de algo que a projete futuramente.  Vai concerteza prosseguir  nas suas leituras, pois serão elas uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.

 

 Parabéns...Parabéns à vencedora Lúcia  que gosta de Ler...Ler...Ler...

Visão Fotográfica 

Belmonte Contemporâneo

 
 

     

   Encontra-se na BE uma exposição fotográfica, de um residente local, que decide promover a sua Vila, ao tirar 31  fotos, a lugares emblemáticos.
 
Por iniciativa da Associação Desportiva de Belmonte com o apoio do Munícipio  e Empresa Municipal de Belmonte, Carlos Silva apresenta a sua 1ª exposição 
intitulada "Belmonte  Contemporâneo". 
 
O Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral quiz associar-se a esta  iniciativa e dar o seu tributo na divulgação da cultura das suas gentes...
 
 
      
 

Concurso Nacional de leitura 

Fase Intermunicipal

 

   Os alunos selecionados do 2º, 3º ciclos do ensino básico e secundário, representaram este Agrupamento de Escolas  na  Fase Intermunicipal, do Concurso Nacional de Leitura, que no presente ano letivo se realizou na Biblioteca  Municipal Eduardo Lourenço da cidade da Guarda, no dia 22 de maio.

Ao chegarmos à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço - Guarda visitámos as suas instalações. A parte mais atrativa para as nosssas alunas participantes foi o lugar do conto...

Os alunos prestaram provas a nível escrito das seguintes obras de leitura obrigatória:

2º ciclo - " A cerejeira da lua" - António Torrado

3º ciclo -" Meia hora para mudar a minha vida" - Alice Vieira

Secundário - " O Japão é um lugar estranho: viagem de um pai com o seu filho ao país da manga e do anime" - Peter Carey; tradução de Carlos Vaz Marques.

Após a conclusão da prova escrita,  todos os concorrentes tiveram o almoço convívio. 

Seguiu-se a prova oral, onde os participantes da nossa escola  Lúcia Tomé ( 2º ciclo) e Fabiana Santos ( 3º ciclo) foram desafiadas para uma prova  de argumentação e de expressividade, integrando assim, os cinco melhores selecionados. 

Os alunos e docentes participantes,  da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela assistiram a um momento  musical  e a um lanche recheado com produtos tipicos da região.
 
 
 
 
 

Finalmente fez-se a entrega dos Certificados de Participação e o anúncio dos vencedores para representarem as Beiras e Serra da Estrela a nível nacional e internacional, que na nossa escola  ficou em 1º lugar a aluna Lúcia Tomé .

 

Parabéns aos concorrentes que representaram o nosso Concelho.

Violências

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a violência doméstica em geral, a BE  em parceria com o Núcleo do Movimento Democrático das Mulheres da Covilhã e Belmonte convidaram a comunidade escolar a visitar uma exposição, intitulada "Vivências" de forma a alertar para o fenómeno social do número de vítimas de violências contra as mulheres, independentemente do seu estrato económico e social. A exposição consiste numa passadeira de cor negra, cujo número (19) de sapatos vermelhos que aludem ao número de vítimas em Portugal, apenas num ano (2017). 
 
 
 

UmaTurma Difícil

 
 
A Biblioteca Escolar em parceria com a Empresa Municipal de Belmonte,  proporcionou aos alunos do 9º ano e secundário a visualização do filme  " Uma Turma Difícil". Baseado numa história verídica os alunos poderam  visualizar,  o empenho destes, que apesar,  das suas diferentes origens  são desafiados a conhecerem-se a si próprios,  participando num concurso relativo às vivências dos jovens no período do Holocausto.
 
No dia 18 de maio os alunos manifestaram a sua satisfação ....
 
 
 

Provérbios e Expressões Idiomáticas

Inglês

 
 
Para dar a conhecer os provérbios e expressões idiomáticas na língua inglesa e traduzidos em português,  os alunos elaboraram trabalhos  que a comunidade 
escolar pode apreciar através de uma exposição. 
 
Deixamos aqui algumas fotos...
 

"Conversas na BE com..."

Pedro Seromenho

 
 
 
 Na Biblioteca do Centro Escolar, os alunos do pré escolar tiveram a presença do escritor Pedro Seromenho. Este veio contar várias histórias contando com a participação ativa dos alunos, através de canções e mímica.
 
 

 

Dia Mundial do Xadrez

Realizou-se no espaço da biblioteca, um encontro de xadrez escolar, onde se reuniram alguns alunos,  do 2º e 3º ciclos.

Esta atividade teve inicio, apenas no 2º período, e serviu para incentivar os alunos a praticarem mais a modalidade.

 

Dia Mundial do Xadrez

Realizou-se no espaço da biblioteca, um encontro de xadrez escolar, onde se reuniram alguns alunos,  do 2º e 3º ciclos.

Esta atividade teve inicio, apenas no 2º período, e serviu para incentivar os alunos a praticarem mais a modalidade.

 

 

Descoberta das Ilhas de Porto Santo

600 Anos

 
Para celebrar os seis séculos da descobertas das Ilhas de Porto Santo, os alunos do 8º ano, da disciplina de história, em parceria com a BE,  realizaram trabalhos  que  foram expostos à comunidade.
 
 
 

SEMANA DA LEITURA 

16 / 23 DE MARÇO

 

22 a 23 de março

" Feira do Livro"

Com o objetivo de continuar a motivar os alunos para a leitura, a BE promoveu uma feira do livro, para dar a conhcer  as novidadas obras literárias.
 
 

21 de março

" Versos do Mundo"

 

 
      

No dia mundial da poesia  houve uma declamação de poemas na BE, com a participação dos alunos do 3º ciclo e secundário, ao som do violino tocado por uma aluna do 11º ano.      

  20 de março 

Placard da Leitura

 
Os alunos após a leitura de obras literárias,  elaboraram o registo de mensagens que mais os marcou ao longo das suas leituras.

 

19 de março

 A Biblioteca Escolar em parceria com a Biblioteca Cantadeiras de Caria,  no âmbito da Semana da Leitura desenvolveram a atividade "Conversas na BE com..." a  escritora Margarida Almeida, relativa à leitura da sua obra " A Lenda de Pedro e Inês" para todos os alunos do 2º ciclo, tendo por objetivos:
 
- Estimular o hábito e o prazer da leitura;
- Promover um trabalho colaborativo;
- Desenvolver competências transversais aos currículos;
- Criar ambientes lúdicos que celebrem a leitura.
 
 No final do encontro com a escritora foi oferecido aos alunos, pela Biblioteca Cantadeiras de Caria, um pequeno diário de leitura.

16 de março

 
O músico Carlos Alberto Moniz promoveu  e dinamizou um Atelier Musical na Biblioteca Escolar, em parceria com  o Municipio de Belmonte,
  para os alunos do 3º ciclo  e secundário alusivo ao tema "Cantar Poetas" com o objetivo de criar ambientes lúdicos que celebrem a leitura.
 

Visita à BE por alunos de Olivença

 
Na sequência do intercâmbio cultural desenvolvido pela Câmara Municipal de Belmonte, contactou com os membros de Departamento de Línguas para acompanharem os alunos numa visita guiada à escola, incluindo a BE. A professora da BE fez uma apresentação do funcionamento da BE e visualizaram um power point onde se apresentava  as instalações e as diversa atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano.
 
  

  Agradecemos a sua presença na BE e deixamos aqui algumas fotos, para mais tarde recordarem.

Dia da Mulher

 Para se comemorar o Dia Internacional da Mulher , no dia 8 de março,  deslocaram-se à BE,  quatro elementos da Associação de Solidariedade Social – CooLabora, para sensibilizar os alunos  relativamente à temática “ Violência no Namoro”. Esta palestra fora dirigida aos discentes do 9º ano do ensino básico e secundário com o objectivo de alertar para a necessidade de mudança de mentalidades. Ao longo da sessão apresentaram um power point e motivaram os alunos a participarem com os telemóveis no jogo Kahoot , dando a sua opinião. Posteriormente, os alunos foram questionados e partiu-se para o debate de ideias.

 

 

Internet Segura 

No dia 6 de janeiro, na BE, elementos da GNR dinamizaram 2 sessões de sensibilização para alunos do 2º ciclo, para celebrar "Dia da Internet Segura".
 
 

Rosa dos Ventos

 
O concurso promovido pela BE, em colaboração coma s disciplinas de  História e Geografia de Portugal e Geografia,  incentivaram os alunos a  participar, os quais concretizaram trabalhos  que foram expostos e avaliados por um júri constituido por docentes das referidas disciplinas.
 
O júri decidiu atribuir aos vencedores uma bússola. Assim os vencedores foram:
 
     2º ciclo
  
- Orlindo Barbas
- Martim Leal
- Dinis Lourenço
 
   3º ciclo
 
- Rodrigo Morão
- Bestriz Carlos
- Lúcia Duarte
 
A Equipa  BE dá os parabéns aos participantes.

DIA MUNDIAL DO PUZZLE

 
Alunos, funcionários e docentes associaram-se a esta comemoração, participando com muito empenho na construção de puzzles na BE.
 
 Um grupo de alunos que não findou a construção com 1000 peças alargou o seu tempo até ao dia 2 de fevereiro.
 
Parabéns a todos os participantes que se sentiram contagiados com esta iniciativa.
 
Exposição de trabalhos do 1º ciclo
 

Parlamento Jovem

 
Os alunos do ensino secundário com  o apoio da professora Alda Martins, deslocaram-se no dia 24 de janeiro, à Câmara Municipal para realização da sessão escolar, na sala da Assembleia Municipal. Foram recebidos pelo Vice Presidente a quem dirigiu algumas  palavras  de boas vindas aos participantes. Seguidamente, a presidente da mesa abriu a sessão de trabalhos, onde os participantes apresentaram as suas fundamentações sobre a temática" Igualdade de Género."  Após algum debate, a sessão terminou com o apuramento de 4 alunos para representar a o Concelho, na sessão distrital - Castelo Branco.Finalmente o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Belmonte elogiou este tipo de iniciativas e fez votos de sucesso fase distrital.

Visita ao Museu do Azeite

Os alunos do pré escolar foram dia 17 de janeiro visitar o museu do azeite, onde ouviram uma história relacionada com o fabrico do azeite. Os alunos receberam um ramo de oliveira e  no final saborearam pão embebido em azeite.
 

Dia Mundial do Compositor

Os alunos concretizaram trabalhos onde deram a sua opinião pessoal sobre a temática: "Ser Compositor é... " 
 
 

Concurso Interno de Leitura - PNL

   A BE promoveu mais uma vez a leitura no âmbito do 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura parao 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário. A 1º fase deste concurso, a nível de escola, decorreu no dia 12 de janeiro, com a participação de alunos do 2º,3º ciclos do ensino básico e secundário. 

   

Os resultados desta participação apuraram 2 alunos por ciclo,  que representarão a nossa escola na 2ª fase, distrital,  proporcionando-lhes partilha de experiências com outros alunos de várias escolas participantes.

 Resultados do Concurso de Leitura:

2º Ciclo – Lúcia Tomé – 5ºA

                  Jerry Rodrigues   -5º C

3º Ciclo – Fabiana Santos  - 9ºA

                  Ana Gomes – 9º A

Secundário – Mariana Costa – 10º A

                           Cátia Botão – 10º A

 Prémios aos alunos do 2º ciclo  

 Prémios aos alunos do 3º ciclo

Prémios aos alunos do secundário 

 

Parabéns a todos os participantes.

 

Resultados do Concurso Power UP 

Após a votação pela comunidade escolar do concurso de poemas e de árvores de Natal, no dia 10 de janeiro, os resultados foram divulgados e entregues os respetivos prémios.                                 

 

                   Equipa Dinamizadora  com muito Power, Power,Power...

Dia Mundial do Braille

 
O grupo de Educação Especial, em parceria com a BE,  comemorou o dia mundial do braille para o qual foi convidada uma ex-aluna, desta escola, para falar de "Livros e leitura com relevo".
Na presença de alunos do 1ºe 2º ciclo, a oradora inicialmente,  fez uma breve explicação da leitura em braille, ou seja deu conhecimento da máquina que lhe porporciona a escrita  alfabética e numérica.  Seguidamente, falou da sua própria vivência em sociedade, sem qualquer limitação à exceção da condução de veículos.
O tema principal da sua intervenção foi a leitura de pequenos textos alusivos à inclusão valorizando a diferença. No final da sessão, como lembrança, o público presente levou o seu nome escrito em braille.
 

Palestra  

PROJETO  POWER UP

A escola candidatou-se ao projeto educativo sobre a eficiência energética, desenvolvido pela Galp e dirigida a alunos ensino básico, professores e encarregados de educação.Este projeto Power Up é desenvovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, em parceria com a Biblioteca Escolar. Os alunos que participam neste projeto assistiram a uma palestra, com uma representante da Galp Energia, na BE, no dia 4 de janeiro.

Concurso Power Up

 
No âmbito do concurso Power Up, os docentes responsáveis pelo projeto em parceria com a BE lançaram o desafio aos alunos de criarem "àrvores de Natal" com materiais recicláveis, cuja votação será da responsabilidade de toda a comunidade escolar.Ao mesmo tempo, decorre um outro concurso de qudras  alusivas  ao tema  " Eficiência Energética". Para uma votação  uniforme a Be apresentou um regulamento que deu a conhecer a toda a comunidade escolar.
Deixamos aqui a criatividade dos participantes, desejando a toda a comunidade escolar umas Boas Festas e Feliz Ano 2018
 

 

O Natal 

O Departamento de de Línguas  (Francês e Espanhol) elaboraram com os alunos cartazes, postais, alusivos às festas desta época.

Parbéns aos participantes.

 Conversas na BE com... Nuno Valente

 Os alunos ficaram seduzidos pelos "vampiros " portugueses.

Comovido com a homegem pelos alunos de Caria, o autor deixou a sua mensagem a esta comunidade.

                       

 

  Vem sentar-te na cadeira com as suas palavras... e o seu humor.

Feira do Livro

A BE com o intuito de criar hábitos de leitura, promoveu a feira do livro usado.
 Toda a comunidade escolar pode folhear e ler os livros expostos de 4 de dezembro a 5 de janeiro de 2018 
 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

Dia 3 de dezembro comemorou-se o dia internacional da pessoa com deficiência, onde a BE recebeu separadores dos alunos com NEE, para distribuir pelos nossos leitores.O feed back dos utilizadores da BE ao receberem o separador, com os livros que requisitavam, ficavam surpreendidos e maravilhados. 

A nossa escola há já vários anos que participa no Concurso Nacional de Leitura, proporcionando aos alunos partilha de experiências com outros alunos. 

Mais uma vez, divulgamos, a 1ª fase a nível de escola, no âmbito da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura para todos os níveis de ensino. Nesta fase, os alunos são convidados a lerem as obras propostas e responderem a um questionário de escolha múltipla relativamente às obras lidas. Os 2 alunos apurados de cada nível de ensino representarão a escola na 2ª fase, distrital, e poderão passar à 3º fase – nacional. 

A BE conta com a participação de todos...

 

Dia da segurança do computador

 
Dia 30 de novembro os alunos na disciplina de TIC  em parceria com a BE comemoraram o dia da segurança do computador. 

 

blogueaepac.blogspot.pt/

Dia Internacional dos DIreitos da Crianças

 
 

Desde 1989 que as Nações Unidas adotaram, a Convenção dos Direitos da Criança, apesar de esta efeméride se ter iniciado em 1959.

Este documento, com caráter universal,  exprime os direitos fundamentais de todas as crianças relativamente à sobrevivência, desenvolvimento, protecção e participação.

Os alunos quiseram associar-se a este evento através do desenho e das suas mensagens para toda a comunidade escolar. E extra escolar.

Aqui fica alguns exemplos…

 

 

 

Dia Nacional da Cultura Científica

 
A escola Pedro Álvares Cabral, através da Biblioteca Escolar e do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica,  no dia 24 de novembro,  com a presença do " PAI" do Primeiro Satélite Português , Prof. Doutor Carvalho Rodrigues, que nos brindou com os seus Conhecimentos e Experiência Cientifica, integrando na sua palestra todos os saberes desde a origem do universo aos nossos dias. Os alunos mostraram bastante interesse e relevância por este tema.    
 
   

Dia  Internacional da Filosofia

 

 

A professora Eugénia com os seus alunos do 10ºano elaborou um vídeo relativo ao "Desenvolvimento Sustentável"

 

A Dança e a arte de representar " Alegoria da caverna" de Platão foram esclarecedores da importância da luz e da escuridão.

Centenário da Revolução Russa

De acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de História do 9º ano, o docente apresentou uma aula diferente. A partir de imagens, relativas aos ideais e valores da revolução de Outubro, procurou visualizar o epicentro da revolução, o destino do império czarista e do governo que lhe sucedeu.

 

 

Día de los Muertos

Os alunos do 3º ciclo e secundário deram "asas" à sua  imaginação e comemoraram a tradição hispânica, com trabalhos alusivos aos hábitos e costumes da nação vizimha. 
 

Halloween

No dia 31 de Outubro os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo visualizaram filmes realizados com a temática e pertencentes ao PNL. Os alunos do Pré-escolar pintaram imagens alusivas ao tema. O 1º ciclo realizou fichas com labirintos, preencheu lacunas de letras, indicou quantidade de objetos e realizou crucigramas alusivos à temática. 

CONVERSAS NA BE COM...

 

 

No mês das bibliotecas escolares a BE quis enriquecer os conhecimentos dos alunos do 1º e 2º ano através de contacto com escritores. Assim deu-se início às “Conversas na BE com…” a escritora Joana Ramos que veio expor a sua história “ Não é justo, Alice”. A escritora fez-se acompanhar de “Alice”, a personagem principal do livro que ao longo da narração da história sobre a verdade/mentira ia intervindo.  

“Quando as crianças têm a sorte de crescer com irmãos, há muitas fontes potenciais de conflito, principalmente as que resultam da necessidade de partilhar. Entre irmãos repartem-se espaços e brinquedos, mas também se reparte a atenção dos adultos e as responsabilidades”, afirma Joana Ramos, autora do texto.

 

 

Dia Nacional dos Castelos

 
 
 

Os castelos fazem parte da memória coletiva e da identidade de um povo. Em homenagem a este património disperso pelo nosso país, os alunos do 2º ciclo, reproduziram trabalhos sobre esta temática que se encontram expostos na BE.

 

Para se comemorar o dia da BE, esta lançou um desafio, ao convidar representantes das diferentes comunidades existentes no Concelho de Belmonte, para um debate multicultural. Assim, participaram representantes da comunidade cigana, judaica e outras, de modo a consciencializar para uma compreensão de outras culturas, que coexistem com os seus costumes, tradições e valores num espaço mais global.

1º CICLO

Entre os dias 23 a 27 de Outubro os alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo assistiram a histórias em slideshare inseridas no PNL. O pré-escolar através de uma ficha com imagens alusivas à história procedeu à sua ordenção sendo que, 1º ciclo colocaram na mesa da BE, os livros que mais gostarm de ler 

 

Dia Mundial da Obesidade e Alimentação

O dia da obesidade teve como objectivo alertar os alunos do 2º e3º ciclo para a importância do combate contra a “Epidemia do séc.XXI” “Obesidade”,  designação dada pela Organização Mundial de Saúde.

Nos dias 11 e 12 de outubro os enfermeiros deslocaram-se à escola para apresentarem algumas orientações na prevenção do excesso de peso.

Para os alunos do 3º ciclo, no dia 17 do mesmo mês, na BE, o professor Albino Abrantes Carlos expôs os problemas que advêm de uma alimentação “desregrada”,  e apontou directrizes para uma alimentação saudável. 

 

 

 

 

Semana da Programação 

Code week 

blogueaepac.blogspot.pt/

 

Semana da Programação 

Code week 

blogueaepac.blogspot.pt/

 

 

Tertúlia - 5 de outubro

 

 O Departamento de Línguas, a Biblioteca Escolar e a Associação  Desportiva de Belmonte, deram novamente as mãos para a dinamização de uma Tertúlia  Literária, “ Vida e Obra de Camões” , de acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de Português.

Esta sessão teve a presença de um orador Prof. Drº José Henrique Manso, do Departamento de Letras da UBI, que, com o seu saber, nos deu a conhecer este poeta erudito da época  renascentista, destacando " O Exílio em Camões: Sôbolos Rios Que Vão".

No início desta sessão ,“Camões”, vestido a rigor,  veio falar de si próprio para a comunidade escolar e extra escolar de Belmonte. 

 

 

INSTRUMENTOS DA ESCRITA

3 A 6 DE OUTUBRO
 

 No dia 29 de setembro,  comemora-se o dia da caneta e do lápis. A  BE não quis deixar de se associar a esta efeméride. Assim,  os alunos, professores e assistentes operacionais poderam escrever com caneta de aparo e tinta, as suas opiniões e experimentar um instrumento de escrita do passado.Deste modo, a comunidade escolar participou ativamente na construção de um mural de ideias, sobre o uso destes instrumentos.

 

 

INSTRUMENTOS DA ESCRITA

3 A 6 DE OUTUBRO
 

 No dia 29 de setembro,  comemora-se o dia da caneta e do lápis. A  BE não quis deixar de se associar a esta efeméride. Assim,  os alunos, professores e assistentes operacionais poderam escrever com caneta de aparo e tinta, as suas opiniões e experimentar um instrumento de escrita do passado.Deste modo, a comunidade escolar participou ativamente na construção de um mural de ideias, sobre o uso destes instrumentos.

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

 
26 DE SETEMBRO
 
 

Para assinalar o “Dia Europeu das Línguas”  a BE  em parceria com o Departamento de Línguas e as assistentes operacionais de cozinha,  desenvolveram uma actividade onde se sublinha a grande diversidade linguística e cultural.

Os alunos elaboraram as suas estrelas e registaram palavras ou frases nas diversas línguas à sua escolha. Na cantina essa comemoração continuou com uma ementa europeia.

 

 

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

 
21 DE SETEMBRO
 

Os conflitos entre povos existiram sempre ao longo da história. Em pleno séc. XXI  as  discórdias  “aos pedaços “ de maneiras diferentes e variadas. Mas só a Paz é a única e verdadeira linha do progresso humano. Com este objectivo a BE quis alertar toda a comunidade escolar para a necessidade de promover a paz no mundo.

Os alunos, os assistentes operacionais e administrativos e professores escreveram as suas mensagens em folheto próprio que posteriormente introduziram na “caixa da paz". 

   

 

 

ANO LETIVO 

2017/2018

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS

 
12 DE SETEMBRO
 

A BE, mais uma vez ,dá as boas vindas a toda a comunidade escolar especialmente aos novos alunos e seus Encarregados de Educação, recebidos neste espaço com grande satisfação.

O conhecimento não é só assimilar conteúdos , mas conseguir transformá-los  em novos saberes . Esperemos que a BE  contribua para  a aquisição  de ensinamentos, de forma a aumentar  o seu todo intelectual.

Fazemos votos para que os saberes sejam alcançados com sucesso com a ajuda da BE.